O TERCEIRO OLHO DOS RÉPTEIS

May 10, 2018

"OLHO PINEAL", A ESTRUTURA SERVE PARA ORIENTAR OS RÉPTEIS

 

         O Olho Pineal, ou como é conhecido popularmente como “terceiro olho”, é uma estrutura localizada acima da cabeça de muitos animais como peixes, anfíbios (como os sapos) e répteis. Muitas pessoas não tem conhecimento de tal estrutura, círculo de cor pálida, cuja falta de pigmentação serve exatamente para deixar passar a luz.

 Figura 1: Igor Gouveia

 

Segundo o especialista em paleoherpetologia Krister Smith, do Instituto Senckenberg, na Alemanha, ainda não sabe-se exatamente para que serve este “terceiro olho”.

 

O que está claro para muitos pesquisadores da área como biólogos, é que a estrutura está relacionada com a detecção da luz, atuando na glândula pineal e ajudando os animais a se orientarem no espaço e a regular seus ciclos diários (que dependem da passagem do dia para a noite).

 

Simth afirma que este “terceiro olho” se desenvolve de forma muito parecida com os olhos que nós conhecemos. E que ele está diretamente conectado com o cérebro, por meio de um duto que termina numa estrutura esférica. E esta estrutura esférica está recoberta por camadas muito parecidas às de uma retina, com proteínas fotossensíveis.

 

         Biólogos Italianos realizaram experimentos com lagartos em 2009, que consistia em observar como esses animais se comportavam em um ambiente normal, com pontos luminosos para se orientarem, e logo após com o bloqueio ou remoção do “terceiro olho”, nesta última fase, podendo ser observado que os lagartos perdiam o rumo.

 

Por isto, os biólogos deste experimento definiram o "terceiro olho" dos répteis como uma espécie de "bússola solar".

Figura 2: INSTITUTO SENCKENBERG

 

        Por muito tempo, acreditava-se que esse “terceiro olho” era um órgão vestigial. No entanto, sabe-se atualmente que é um órgão funcional, desempenhando um papel importante na sobrevivência dos lagartos que o possuem. Mesmo entre esses répteis, nem todas as espécies possuem essa estrutura, estando presente na maioria delas.

 

 

Texto: @igorgouveias

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags