Um rei na selva de pedras

March 6, 2018

Ele está longe de ser o leão Alex, do filme “Madagascar”!

 

O leão do Parque Estadual de Dois Irmãos-PE, tem o maior recinto do Zoológico e um dos maiores da América Latina, medindo 2,5 mil m², área que atende suficientemente para o animal caçar determinadas presas vivas que lhe são ofertadas, e tirar umas sonecas, lembrando que o leão tem hábitos predominantemente noturnos e pode dormir até 2/3 do dia.

Na época, era apenas um filhote que nasceu em um circo, e teve todas as suas garras arrancadas, impossibilitando seu retorno a vida livre, foi o único sobrevivente de um trágico acidente, onde um leão adulto arrastou e matou uma criança durante o intervalo de uma apresentação circense no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Na tentativa de recuperar os restos mortais de um menino de seis (06) anos, os policiais mataram quatro leões, dentre eles os PAIS do leão do Parque Estadual de Dois Irmãos, privados de alimentação há dias. A situação foi tão impactante na vida do leão, que até hoje, com quase 18 anos após a tragédia, ele é traumatizado com fardas da Polícia Militar.

O leão ultrapassou a expectativa de vida de um animal da mesma espécie de vida livre, sem nunca ter apresentado um problema grave de saúde. Se o leão não estivesse no zoológico, ele não estaria vivo, pois os leões têm posição de dominância e quando envelhecem, são “substituídos” por outros mais jovens, e são obrigados a vagar sozinhos nas savanas.

 

VOCALIZAÇÃO (Rugido):
 

Todos esperam ouvir o leão rugindo igual a abertura dos filmes da MGM, porém aquela vinheta, foi produzida, onde eram gravadas as partes interessadas, assim como seu rugido, que só foi filmado com som do animal pela primeira vez em 1928. Entretanto, a vocalização usual que os leões fazem, é como se o animal tivesse tossindo ou engasgado com algo.

 

 Crédito da imagem: Daniel Henrique (visitante do PEDI)

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags