ESPÉCIES PEIXE-LEÃO E A INVASÃO DO ATLÂNTICO

February 27, 2018

A MAIS VORAZ DE TODAS, INVADE CADA VEZ MAIS O OCEANO ATLÂNTICO

 

       O peixe-leão, conhecido também como peixe-escorpião ou dragão, são uma variedade de peixes marinhos venenosos pertencentes à família Scorpaenidae. São predadores vorazes, armados com espinhos dorsais poderosos e com uma grande agilidade. São nativos da região Indo-Pacífica, embora atualmente sejam encontrados em outras regiões, como no Oceano Atlântico e Mar do Caribe.

 

         A ocorrência desses animais em outras regiões fora do seu endemismo se deu pela introdução devido ao aquarismo. Em suas águas nativas isso não representaria um problema, pois predadores mais fortes mantém a população estável, se alimentando desses animais. No entanto, no Atlântico, os predadores são enganados por eles. Por onde passam, causam estragos em recifes delicados e provavelmente consomem cardumes de badejos e garoupas. Como se alimenta de peixes menores está causando desequilíbrio no ecossistema e se não for combatido, pode até gerar a extinção de outras espécies marinhas.

         

 

         Segundo cientistas, esses peixes se tornaram a espécie marinha invasora mais numerosa do mundo, a partir de 2005. O que pesquisadores ainda não descobriram é como detê-los. A forma mais divulgada é através da caça. Biólogos marinhos e agências do governo estão intensificando os esforços para eliminá-los em áreas que abrigam recifes frágeis.

Programas como aplicativos para as pessoas relatarem onde o viram e campeonatos de caça estão mostrando resultados significativos, além dessas espécies começarem a fazer parte da mesa caribenha e de outras culturas, oferecendo como um prato exótico e apetitoso. Outras medidas como a proibição da importação e da criação desses animais também foram tomadas.

 

 

 

Texto: Igor Gouveia

@igorgouveias

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags