DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS MAIS COMUNS ENCONTRADOS EM RÉPTEIS DE CATIVEIRO

February 21, 2018

QUAIS OS PROBLEMAS QUE PODEM ESTAR POR TRÁS DE UMA ALIMENTAÇÃO NÃO BALANCEADA PARA OS RÉPTEIS

 

            Os répteis vêm tomando cada vez mais espaço quando se trata de pets, uma vez que são animais com uma beleza exuberante e que demandam de baixos custos de manutenção e despesas quando comparados com os bichos de estimação que estamos acostumados, como cão e gato. Mas temos que ficar atento a nutrição que possui suas particularidades, por isso devemos estar cientes da biologia de cada animal antes de termos ele em nossas casas.

 

            A saúde dos répteis em geral, criados em cativeiro, está diretamente ligada a forma de como são criados. E uma das principais causas de doenças nesses animais é a dieta oferecida de forma errada.

 

Figura 1 © Daniel De Granville, 2006

 

 

Esses animais vão ser classificados conforme seus hábitos alimentares em: Herbívoros, Carnívoros e Onívoros. E a dieta vai varia conforme diversos fatores como idade, região geográfica, estação do ano e habitat. Por isso que em cativeiro, precisam receber alimentos bastantes diversificados e de boa qualidade.

 

TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO

 

            Visto que são animais exotérmicos eles vão precisar de uma boa fonte de temperatura para que sua alimentação seja bem digerida, tendo um funcionamento normal das enzimas gástricas.

            A iluminação também influencia no processo de alimentação, uma luminosidade inadequada pode fazer com que o animal se recuse a se alimentar.

 

ANOREXIA

 

            A anorexia é um sinal clinico de alguma patologia referente ao manejo incorreto. Se caracteriza pela falta de apetite ou falta de resposta alimentar. Por isso deve-se fazer exames no animal para determinar o que está causando essa resposta anormal. Na maioria

dos casos pode ser relacionada a um manejo incorreto.

 

DOENÇA ÓSSEA METABÓLICA (DOM)

 

            A DOM tem a ver com a relação cálcio/fósforo na nutrição desses animais, sendo eles de grande importância para o crescimento saudável de suas estruturas ósseas, principalmente pelo enrijecimento da carapaça e plastrão dos quelônios. Essa patologia está associada a vários outros problemas como o Hiperparatireoidismo Nutricional Secundário, Osteoporose, Osteomalácia entre outros. O que é sugerido é a inclusão de ossos na dieta, principalmente para crocodilianos ou água carbonatada com cálcio. Além da suplementação com raios UV, vitamina D entre outros compostos. A alimentação precisa estar em uma proporção aproximada de 1,5 – 2 de Ca para 1 de P.

 

HIPERVITAMINOSE D

 

            Esta patologia está relacionada com o excesso de vitamina D. Um fato bastante comum é o uso de ração de cão e gato na alimentação desses animais, por ser equilibrado, mas o que acontece muitas vezes a quantidade de vitamina A e D estão em excesso em relação ao requerido. Sintomas vão desde ulcerações a perda de peso.

 

DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNA/CAQUEXIA

 

            Causas deste distúrbio está relacionada a anorexia ou consumo de alimentos pobres em proteínas ou alimentos gordurosos. Os sinais clínicos são inespecíficos. Apresentam falha de crescimento e recusa de alimentação geralmente. Precisa-se ser oferecido uma quantidade apropriada de proteínas e de qualidade, levando em consideração a necessidade de cada réptil em particular.

 

   Figura 2 Imagem da internet 

 

 

                             Figura 3 Imagem da internet

 

Existem diversas outras patologias relacionadas à um manejo errôneo na questão nutricional. Cabe então a cada um, antes de ter qualquer animal, pesquisar sua biologia e entender as necessidades alimentares que cada réptil terá, fazendo assim as adequações necessárias para melhor qualidade de vida dos animais. Tudo isso irá influenciar tanto no bem estar quanto no aumento da sobrevida dos animais em cativeiro.

 

Texto adaptado por: Igor Gouveia

 

 

Referência: PARANZINI, C. S. et al. Principais Distúrbios Nutricionais Encontrados em Répteis Cativos – Revisão Bibliográfica.

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive