Febre Amarela em Pernambuco?

January 30, 2018

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, especialmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Pode apresentar como manifestações febre alta, dor de cabeça, calafrios, dor muscular entre outros sintomas. A forma grave da doença é rara, podendo ocorrer insuficiências hepáticas e renal, manifestações hemorrágicas, podendo levar o paciente a morte. Os surtos que vem acontecendo no Brasil são causados pela variedade selvagem do vírus. Os casos de febre amarela urbana não são registrados desde 1942, essa sendo transmitida pelo Aedes aegypti.

           

 

Em Pernambuco, o risco de incidência é mínimo, sendo o estado considerado uma área fora da zona de risco, que se estende do Note da Bahia ao Piauí. Além disso, acontece um bloqueio epidemiológico devido a vacinação em massa realizada nas áreas de risco, fazendo com que o surto não chegue a Pernambuco mesmo com a visitação de turistas nessa época de carnaval.

 

VACINAÇÃO

            A vacinação não está sendo realizada para toda a população, devido ao risco ser mínimo em todo o estado. O último caso registrado de febre amarela (tanto urbana quanto silvestre) foi registrado em 1930.

            Apenas as pessoas com viagem marcada para áreas de risco é que receberão a imunização. Está sendo aplicada de forma sistemática também. Para conseguir a vacinação devido a motivos de viagem é preciso comprovar o destino da mesma para confirmação que será para uma área de risco.

NOSSOS PRIMATAS

       Devemos ressaltar que os primatas não são os vilões dessa história, são na verdade, nossos aliados! Eles acabam sofrendo do mesmo jeito que nós seres humanos, contraindo a doença a partir da picada do mosquito, se tornando um indicador de febre amarela no local, possibilitando que o governo tome medidas cabíveis para prevenção e controle da mesma.

       Mesmo sem a incidência da doença, a Secretaria de Saúde do estado vem realizando, como medida preventiva, o monitoramento dos macacos e mosquitos em todo o estado.

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags