Pesquisador do Instituto Butantan Identifica espécie de perereca peçonhenta

January 20, 2018

Após um doloroso acidente com uma espécie de anfíbio, pesquisador descobre um novo mecanismo de injeção de veneno por anfíbios.
Carlos Jared, pesquisador do Instituto Butantan, estava em um trabalho de campo no Rio Grande do Norte, em uma área de caatinga quando por acidente fez uma incrível descoberta. Ele estava coletando exemplares da espécie Corythomantis greening, conhecidas como pererecas-de-capacete, quando tomou uma mordida de uma delas e posteriormente veio a sentir dores fortes no seu braço que duraram cerca de 5 horas.
Essa espécie já tinha sido descoberta há mais de um século pelo zoólogo britânico George Boulenger, porém poucos estudos envolvendo sua biologia e história natural foram realizados.
 

 

A descoberta é algo inédito quando se trata de pererecas, pois esses animais eram, até então, considerados animais venenosos, onde o processo de defesa é passivo. Pererecas, rãs e sapos possuem glândulas de veneno que só por alguma ação (Ex: predador morder esses bichos) a pressão faz a glândula ejetar esse veneno. Já a espécie que foi responsável pelas dores no braço do pesquisador passou a ser considerada peçonhenta, devido a espinhos que possuem glândulas de veneno em torno deles, fazendo com que as pererecas consigam injetar veneno em um possível agressor em casos de perigo. Essa habilidade faz da Corythomantis greening quase exclusiva. Tudo isto foi comprovado após serem feitas análises de amostras de tecido da perereca, onde forem reveladas glândulas de veneno em torno dos espinhos no crânio.

 

Jared cita que não a nada a temer, pois apesar de produzirem um veneno potente, não chega a ter nenhuma implicação em saúde pública, uma vez que os animais só “atacariam” alguém que se portasse como um predador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto adaptado por: Igor Gouveia


Referências:
Jared, C., Mailho-Fontana, P. L., Antoniazzi, M. M., Mendes, V. A.; Barbaro, K. C., Rodrigues, M. T., Brodie, E. D. (2015). Venomous Frogs Use Heads as Weapons. Current Biology.  

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags