INTOXICAÇÃO POR CEBOLA EM CÃES E GATOS


Existem várias formas de intoxicação por alimentos, sendo uma das mais comuns a intoxicação por cebola.

Cebolas, de qualquer forma, cruas, cozidas, desidratadas ou em pó podem causar sintomas de toxicidade em cães e gatos. Na verdade, os outros membros desta família (Alliaciae), como alho e cebolinha também são tóxicos para eles, devido à presença de dissulfito n-propil. No entanto, as cebolas são mais perigosas por possuírem uma maior concentração dessa substância.


Essa substância causa uma interferência na regeneração da glutationa, que é essencial para evitar a oxidação da hemoglobina. Assim, há formação de corpúsculos de heinz, metemoglobina e anemia intravascular e extravascular (Giannico, 2014).


Os sintomas de envenenamento começam com vômitos e diarreia, além de fraqueza e perda de apetite. As células vermelhas do sangue ficam danificadas, afetando o transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos. Assim, dentro de alguns dias, o animal desenvlve palidez, fica com gengivas azuladas, dificuldade de respirar, aumento da frequência cardíaca, etc.


Então, se você é adepto de alimentação natural para o seu animal, cuidado com a cebola e o alho, ou se ele conseguiu ter acesso à restos de comida, caso haja a ingestão desses alimentos, leve-o imediatamente ao veterinário.

#cebola #intoxicação #dissulfito

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square