CACHORROS-VINAGRES SÃO VISTOS NO PARQUE DAS EMAS

December 22, 2015

Guias de turismo fotografaram, no domingo (13), cachorros-vinagres (Speothos venaticus) caminhando numa estrada no interior do Parque Nacional das Emas, no sudoeste de Goiás. A espécie é classificada como Vulnerável (VU), de acordo com a Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

 

O cachorro-do-mato-vinagre, ou simplesmente cachorro-vinagre, é um dos canídeos neotropicais menos conhecidos em seu estado selvagem. Ocorre principalmente em áreas florestais e pouco alteradas por ações antrópicas (do homem), mas há registros de sua ocorrência em áreas abertas preservadas.

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, coordena o Plano de Ação Nacional de Conservação do Cachorro-Vinagre. O plano, lançado em 2012, reúne objetivos e ações que devem ser cumpridos até 2017 para garantir o habitat e as populações do animal no território brasileiro.

 

De acordo com o PAN, a espécie pode ser encontrada no Cerrado, Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica. Tem porte pequeno, pesando de 4 a 7 kg, com coloração castanho avermelhada e dorso mais claro do que o ventre. As pernas curtas, orelhas arredondadas e, principalmente, a cauda curta distinguem essa espécie dos demais canídeos.

 

Os cachorros-vinagre têm dieta exclusivamente carnívora e caçam em grupo, sendo o tatu-galinha (Dasypus novemcintus) a principal presa da espécie em áreas de Pantanal e Cerrado. Os vinagres são normalmente sociáveis, vivem em grupos de 2 a 12 indivíduos, mas por vezes são avistados sozinhos.

 

Fonte: ICMBio

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags