Parque Zoobotânico Arruda Câmara organiza Congresso de Zoológicos e Aquários

December 4, 2015

 

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), veiculado a Secretaria do Meio Ambiente-SEMAM, recebeu, nesta terça-feira (01), Paloma Bosso, diretora executiva da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil-SZB. A visita teve como objetivo dar apoio técnico ao 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, que será realizado em João Pessoa, de 16 a 19 de Março de 2016, com o tema “A Arca Moderna em um período de extinção.

 

O Congresso terá palestras, mini-cursos e aulas práticas multidisciplinares relacionadas a temas ligados a zoológicos, principalmente no que se refere a conservação de espécies sob cuidados humanos. Desta forma, os técnicos de zoológicos, estudantes e profissionais da área de animais silvestres, terão oportunidade para se capacitar mais ainda, dentro do conceito e filosofia proposta pela SZB, que é de modernização destas instituições.

 

O quadro de palestrantes contará com nomes de ponta no cenário nacional e internacional, como por exemplo, Rodrigo Teixeira, o “Dr. Selvagem” do Animal Planet e seu parceiro, Roberto Fecchio, Sérgio Rangel, que foi Biólogo do programa da Eliane, Gustavo Traini da Hayabusa, Falcoaria, Gianmarco Rojas, do Zoológico de Uachipa, no Peru, Gerardo Martinez do Africam Safari, do México, entre outros.

 

A técnica da SZB observou os locais onde acontecerá o evento, verificou os preparativos e ofereceu apoio a Comissão Organizadora do Congresso. “A SZB tem um manual para direcionar e sugerir padrões mínimos que esperamos de um bom evento, uma das principais questões é verificar se tudo que vai ser passado para os inscritos está de acordo com a filosofia e missão de trabalho dos zoológicos. Eu andei pelo Parque, conversei com a diretoria e a avaliação inicial que fiz foi muito boa” afirmou Paloma Bosso.

 

Jair Azevedo, diretor do Parque, explica a importância de realizar alguns ajustes para que o Parque fique totalmente adequado aos padrões estabelecidos pela SZB, “No congresso, nós vamos proporcionar capacitação para técnicos de Zoológicos e como não poderia deixar de ser, temos que mostrar no nosso zoo a prática daquilo que está sendo mostrado na teoria das palestras e cursos”, afirmou Jair.

 

Jair ressalta a importância de sediar o evento, visto que todos os técnicos e funcionários do Parque terão a oportunidade de participar da capacitação. “Geralmente, não temos condições de mandar cinco, seis pessoas para um Congresso no sul do país, é uma oportunidade única não só para o zoológico de João Pessoa, que está sendo sede do Congresso, mas também para os zoológicos próximos, como o de Recife, Natal, Aracaju e Teresina, que terão um acesso muito mais fácil. Nós temos que nos atualizar, e isso tem que ser uma constante. Aquele técnico que vier ao congresso tem que sair daqui e compartilhar o conhecimento que absorveu no mesmo, com o pessoal de sua instituição.”

 

As inscrições para o Congresso poderão ser feitas através de um endereço eletrônico que será disponibilizado, e divulgado, em breve, onde constará a programação completa do evento. Mais informações: (83) 3218-9710, ou através da página no Facebook: 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil.

 

Fonte: Prefeitura de Joao Pessoa

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags