Filhote de urso-de-óculos pode ser visitado no zoológico de Sorocaba/SP

November 17, 2015

 

Os visitantes do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), podem visitar um filhote macho de urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) de apenas seis meses. O animal nasceu em junho deste ano e é a primeira cria do casal de ursos Pepito e Penélope, que já habita o parque.

 

De acordo com Cecilia Pessutti, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o nascimento e desenvolvimento do filhote foi acompanhado por uma equipe técnica. A mãe e o pequeno urso permaneceram em uma área chamada de “cambiamento” para que não houvesse nenhum tipo de distração e ela se dedicasse totalmente ao filhote durante os seis primeiros meses.

 

O “Quinzinho de Barros” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e fica localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227-5454.

 

Espécie ameaçada – Os ursos-de-óculos têm esse nome devido às manchas de coloração branca ou bege em volta dos olhos, que dão a impressão de serem grandes óculos, mas esses animais possuem uma excelente visão. Eles podem medir de 1,2 a 1,8 metros quando adultos e o peso varia entre 60 e 62 quilos nas fêmeas.

Nos machos, os números ficam entre 140 e 175 quilos.

 

A espécie consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e classificada na categoria vulnerável da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

 

Como em diversos programas desenvolvidos por zoológicos para recuperação e reprodução de espécies ameaçadas de extinção global ou regionalmente, existe um plano de manejo específico para os ursos-de-óculos, o qual visa obter conhecimentos nas áreas de biologia e medicina veterinária.

 

Fonte: G1

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags