Nasce filhote de Mutum-de-Alagoas no Parque das Aves

October 27, 2015


Após quase dois meses de muita expectativa no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, enfim, o primeiro filhotinho de Mutum-de-Alagoas nasceu. Este é o primeiro filhote da espécie que vem ao mundo dentro de um zoológico, por isso, toda a equipe do local está comemorando o feito.

 

A eclosão teve início às 15h desta segunda-feira, 26. Foi um processo muito difícil. O filhote estava fraco e precisou de ajuda para nascer. Os veterinários tiveram que abrir a casca seca e dura com cuidado, realizando o procedimento a cada meia hora. Às 17h30, os profissionais conseguiram retirar o bebê mutum de dentro do ovo.

 

Apesar da fraqueza e alguns problemas de absorção do saco vitelino, o novo morador do Parque das Aves está vivo, ativo e dando os primeiros sinais de recuperação. No momento, ele está sendo monitorado pela equipe do zoológico e, nós, estamos aqui na torcida!

 

Até agora, três casais de Mutum-de-Alagoas postaram 12 ovos no Parque das Aves de Foz, sendo que cinco deles estão fecundados. Inclusive, há a previsão de que mais um filhote nasça no fim de semana.

 

 

Como o Mutum-de-Alagoas está extinto e todos os sobreviventes vivem aos cuidados humanos, cada bebê que chega aumenta as chances de reintroduzir a espécie de volta na natureza. 

 

Se tudo ocorrer conforme o planejado, o Programa de Recuperação de Mutuns-de-Alagoas, coordenado pelo ICMBio, deve começar a reintroduzir as aves em seu habitat no próximo ano.

 

Fonte: Clickfoz

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags