Onça-pintada e filhotes são flagrados em parque após incêndio

October 18, 2015

Uma onça-pintada fêmea e seus dois filhotes retornaram para o Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, após um incêndio que destruiu 70% da floresta, no ano passado. A volta dos animais foi flagrada por câmeras de monitoramento instaladas por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Conforme o biológo Fernando Pedroni, que é professor de ecologia da UFMT, no campus do Araguaia, esse projeto vem sendo desenvolvido para fazer um inventário do cerrado brasileiro, pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e também será usado como trabalho de conclusão de curso de um aluno, o qual ele orienta.

 

Trinta e cinco câmeras foram instaladas há um ano no parque. "As câmeras - armadilhas fotográficas, como chamamos - ficam a aproximadamente 1,5 km de distância uma da outra e revezamos em 72 pontos do parque e elas vão flagrando tudo. O bicho passa, o sensor de movimento detecta a presença, e ela dispara", afirmou o pesquisador.

 

O incêndio, que durou oito dias em agosto do ano passado, foi causado por moradores de uma chácara naquela região. Eles teriam jogado, segundo a Sema, um pedaço de madeira com brasa no mato e foram dormir. Na manhã do dia seguinte, a mata estava destruída.

 

A unidade de conservação existe desde 1994 e tem 11 mil hectares. Mato Grosso possui um total de 46 unidades de conservação.

 

Fonte: G1

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags