Europeus podem medir qualidade do ar com o smartphone

O objetivo é simples: mapear a poluição do ar em diversas cidades europeias. Para isso, o Instituto de Ciências Fotónicas e o Centro de Investigação em Epidemiologia Ambiental lançaram uma campanha para que os cidadãos meçam a qualidade do ar através dos seus "smartphones". Segundo o jornal espanhol "El Mundo", basta instalar uma aplicação gratuita e anexar o dispositivo medidor iSPEX ao celular.
Os participantes são instruídos a apontar o "smartphone" em direção ao céu, quando estiver limpo. É através da combinação entre a câmara, sensores, computação e comunicações do celularl que serão medidas minúsculas partículas da atmosfera - também conhecidas como aerossóis.
As medições efetuadas com a câmara podem fornecer informações únicas sobre as propriedades das partículas no ar - quantidade, tamanho e o tipo de partículas - e assim é possível avaliar o impacto dos aerossóis atmosféricos na saúde e no ambiente.
Segundo o "Science Daily", o dispositivo encaixa apenas dos modelos iPhones 4, 4S, 5 e 5S. A campanha que pretende alarmar para os malefícios da poluição no ambiente e na saúde humana está a ser desenvolvida em Barcelona, Paris, Londres, Manchester, Milão, Roma, Berlim, Copenhaga, Belgrado e Atenas.
Fonte: Jornal de Notícias